06 fevereiro, 2008

Diário da História

06 de fevereiro de 1892


Onda de otimismo atinge comerciantes de todo o país

Porto de Santos é reinaugurado com estilo

Após muitos anos de funcionamento em péssimas condições, finalmente o Porto de Santos encontra a atenção e importância que realmente merece. Desde a fundação da cidade de Santos, o porto recebe carregamentos provenientes de diversos lugares do Brasil e até de outros países mas sem a devida manutenção de suas atividades. Em determinadas épocas, o local foi severamente evitado pelos navios de imigrantes e comerciantes, Por causa das suas terríveis condições de insalubridade, com doenças como febre amarela, varíola e até peste bubônica, além do alagamento e violência da cidade, sendo chamado de “Porto da Morte”.

Há dois anos (em 1890), foi aprovada, por meio de licitação pública, a administração do porto pela Companhia Docas de Santos, que concordou em construir e realizar obras de infra-estrutura e melhorias para o porto e para a cidade, explorando os seus lucros, por trinta e nove anos.

Hoje, o porto recebeu em seu moderno e reformado cais, o luxuoso vapor inglês “Nasmith”, inaugurando uma nova era para o porto e para o país. Espera-se que com a implementação de moinhos, depósitos e a contratação de funcionários, os lucros e os investimentos aumentem substancialmente.

Titia Kaci & Yuri Rosembaum

Nenhum comentário: