18 março, 2008

Águas Passadas...I

Todos os dias você escova os dentes, toma banho, troca de roupa, mas nunca parou para pensar de onde vem esse costume e de onde vêem todos esses utensílios que usamos todos os dias. É interessante observar a estrutura das casas que são construídas atualmente, podemos perceber que o banheiro nunca é excluído do projeto, o que pode ser ainda mais curioso.
Desde épocas mais remotas, o homem se preocupa com sua aparência, tenta amenizar os odores e conservar a pele sempre elástica e nutrida, como será que tudo isso começou?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá minha Querida Historiadora! Lendo o tópico “ Todos os dias você escova os dentes, toma banho, troca de roupa, mas nunca parou para pensar de onde vem esse costume e de onde vêem todos esses utensílios que usamos todos os dias. É interessante observar a estrutura das casas que são construídas atualmente, podemos perceber que o banheiro nunca é excluído do projeto, o que pode ser ainda mais curioso.
Desde épocas mais remotas, o homem se preocupa com sua aparência, tenta amenizar os odores e conservar a pele sempre elástica e nutrida, como será que tudo isso começou? “, recordo-me que houve uma época em que, na Europa, as pessoas achavam que tomar banho fazia mal à saúde.Todo mundo acreditava que a água podia prejudicar a visão, provocar dor de dentes e estragar a pele. Banho quente, então, nem pensar. No século 17, acreditava-se que a água quente tirava a força das pessoas, provocando fraqueza e imbecilidade. E como as pessoas se limpavam? É aí que entra em cena o perfume, que além de deixar um cheiro bom, também desinfetava, por sua mistura com álcool. O pó-de-arroz também era uma sensação: usado sobre os cabelos, absorvia a gordura e dava um ar de brancura. O fato dos brasileiros serem considerados “Banhófilo”, deve-se às nossas origens , ou seja, da herança da População local pré-cabraliana visto que a palavra “Índio” é um erro histórico ; deles, herdamos a atração pela água, o imã que é o rio, o prazer da pele a se refrescar várias vezes ao dia. Mas , como somos resultados de uma cultura miscigenada , também agregamos traços da cultura dos negros e dos brancos. Dos Negros, herdamos os banhos-mágicos onde às águas somavam-se perfumes, raízes, flores. Os banhos de limpar a alma.
E por fim com os europeus ganhamos um certo ritual, uma maior elaboração no banhar e o ambiente da privacidade para fazê-lo."(...) É interessante observar a estrutura das casas que são construídas atualmente, podemos perceber que o banheiro nunca é excluído do projeto..."
Por isso o prazer do banho é tão forte para o brasileiro. Ele vem das raízes.
Se você, assim como eu e a nossa TIA KACI interessa-se por estes temas, segue algumas dicas de pesquisa:
• História da Vida Privada no Brasil - Coleção dirigida por Fernando A. Novaes
Cia das Letras
•A Revista Bem Estar Bem resgatou nossos muitos jeitos na hora do banho.

•Diários Indios de Darcy Ribeiro
Cia das Letras