27 fevereiro, 2018

Chiquinha Gonzaga

Faleceu nossa querida maestrina, pianista e compositora, Chiquinha Gonzaga, em 28 de fevereiro de 1935.
Chiquinha era filha de um general do exército brasileiro e uma mulata de origem humilde. A família de seu pai se opunha ao casamento, mas com o seu nascimento, tudo mudou. A pequenina passou a ter acesso a uma educação primorosa, com os principais professores da época, tendo já aos 11 anos, realizado sua primeira composição. Embora soubesse executar diversas obras europeias, com grande habilida
de, Chiquinha frequentava rodas de lundu, umbigada e outros ritmos africanos, como forma de se identificar com os ritmos de sua origem materna.
Quando se casou, foi retirada de seu sonho de ser uma musicista brasileira de sucesso, sendo proibida pelo marido de tocar ou compor. Por essa razão, Chiquinha se separou do marido e foi proibida por ele, de criar dois dos três filhos que teve. Quando casou-se novamente, não conseguiu suportar as traições do segundo marido e logo se separou. Novamente não pode levar consigo sua filha, sendo obrigada a trabalhar para sustentar o único filho que permaneceu ao seu lado. Sofreu muito preconceito por ter se separado e por ser mãe solteira, mas trabalhou muito para que nada faltasse ao filho. Foi professora de piano, compositora, apresentou-se em festas e se tornou muito conhecida, mesmo sendo o piano, um instrumento considerado vulgar e escandaloso.
Foi autora da primeira marchinha carnavalesca: "Ó Abre Alas", em 1899 e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. No Rio de Janeiro há um monumento em sua homenagem e o dia da Música Popular Brasileira é comemorado em 17 de outubro, data do seu nascimento.

Muitos vivas para essa mulher lutadora, que dedicou sua vida ao sonho de viver pela música!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chiquinha_Gonzaga

https://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

https://www.terra.com.br/diversao/musica/ha-88-anos-morria-chiquinha-gonzaga-relembre-vida-e-carreira,197c5b472e02d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: