08 maio, 2011

Animais na Guerra II

Os Pombos
 
      Ao observar essas inocentes aves pousadas nos telhados e nas praças das grandes cidades, jamais imaginaríamos que as mesmas aves já foram utilizadas em guerras e chegaram a ser essenciais para a vitória de um exército.

      Os registros mais antigos do uso desses animais para benefício do homem encontram-se na bíblia, quando Noé enviou uma pomba para verificar se as águas do dilúvio já teriam escoado. Desde então, pombos foram usados em períodos de guerra e paz, para levar mensagens e retornar com respostas, já que ainda não havia correio.

      Numa batalha em que o exército francês havia ficado isolado, sob o comando de Sylvian Raynal, o uso dos pombinhos foi uma questão de vida ou morte. Acreditem: o militar não pensou duas vezes e enviou por um pombo, o pedido de socorro e de reforços e, embora a distância fosse humanamente impossível de ser alcançada num espaço de tempo tão curto, o heróico pombo foi e retornou com a resposta salvadora, dando o seu último suspiro nas mãos do seu dono.


      Os pombos foram domesticados em 3000 a. C. e foram muito úteis em diversas batalhas, como na Segunda Guerra, quando aviões britânicos lançaram de paraquedas, diversas caixas de pombos-correio, para serem usados como mensageiros e informantes dos soldados no front. Essas aves fizeram várias viagens, chegando a atingir uma velocidade de 60 a 100km/h.

Quer saber mais??





Mal sabiam os pombos, que sua carreira militar seria perseguida por um implacável predador.....

Nenhum comentário: