

soldados franceses no front







alojamentos
SELECIONAMOS E ENTREVISTAMOS NESTA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, ALGUNS ALUNOS NEGROS QUE FORAM QUESTIONADOS SOBRE A ORIGEM DO FERIADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO. RESULTADO? DE 40 ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL, APENAS DOIS E DE 30 DE ENSINO MÉDIO, TRÊS SABIAM. OUTRA PERGUNTA FOI FEITA AOS ENTREVISTADOS:"VOCê SE CONSIDERA NEGRO?" MAIS DA METADE DOS ENTREVISTADOS ALEGOU SER "MORENO" OU "PARDO" E NENHUM SE INTITULOU "NEGRO".QUAL É O MOTIVO DO FERIADO??
POR QUE O NOME "CONSCIÊNCIA NEGRA"??
QUE TIPO DE CONSCIÊNCIA ESTE FERIADO DESPERTOU EM VOCÊ?? OU QUE DIFERENÇA FEZ PARA OS NEGROS QUE NÃO SE ASSUMEM POR MEDO OU PRECONCEITO??
TRATAR DESSA QUESTÃO DELICADA É SEMPRE MUITO DIFÍCIL PORÉM SABEMOS QUE A ÚNICA FORMA DE COMBATER O PRECONCEITO É DEMOCRATIZANDO O SABER. ASSIM, VEJAMOS DE ONDE VEM A DATA:
O 20 DE NOVEMBRO TRATA DA DATA DO ASSASSINATO DE ZUMBI, EM 1665, O MAIS IMPORTANTE LÍDER DOS QUILOMBOS DE PALMARES, QUE REPRESENTOU A MAIOR E MAIS IMPORTANTE COMUNIDADE DE ESCRAVOS FUGIDOS NAS AMÉRICAS, COM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA DE MAIS 30 MIL.
POR QUE RAZÃO TEMOS DUAS DATAS (13 DE MAIO E 20 DE NOVEMBRO)PARA EVENTOS SIMILARES???
MANDE-NOS SUAS SUGESTÕES!! O MELHOR TEXTO SERÁ PUBLICADO NESTE BLOG, NA SEMANA QUE VEM, COM O NOME DE SEU AUTOR!!! PARTICIPE!!!
O Brasil foi o último país a abolir a escravidão negra, e hoje ele é o maior do mundo em população afrodescendente, fora do continente Africano. Porém nossa sociedade desconhece sua história e sua realidade, afirmando que o preconceito étnico não faz mais parte do cotidiano. E uma prova de que ele ainda existe apresenta-se em nossa pirâmide social.
Das pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, 70% são negras. Afrodescendentes tem salários menores que brancos. O número de brancos na política, na medicina, no cinema, nas faculdades e em cargos públicos é bem maior que o de negros, sem contar que eles são maioria em presídios e albergues.
Os brasileiros ainda pensam que para existir preconceito racial devem-se haver agressões e insultos, sendo que atualmente ele se mostra em números e estatísticas.
A sociedade deve parar de olhar e supervalorizar o que acontece fora ( o fato do homem mais poderoso do mundo ser negro, não significa que a igualdade racial existe), e preocupar-se com o que ocorre dentro dela. Só assim, o preconceito étnico deixará de ser um empecilho para construir-se uma sociedade igualitária .
Ass: Thais Souza
Janeiro
O nome deriva de Jano (Ianuarius, em latim), deus romano com duas faces e espécie de “porteiro celestial”. A palavra latina ianua significa “porta”, e o mês de janeiro representa justamente a entrada para um novo começo, um novo ano.
Fevereiro
O termo vem do latim februmm, que significa “purificar”. Baseado também em um ritual de purificação romano, chamado februa, que acontecia sempre no 15º dia desse mês no antigo calendário criado pelos romanos.
Março
A inspiração foi o deus da guerra, Marte – o nome do mês era martius, quando março abria o ano no primeiro calendário romano. No hemisfério norte, esse período corresponde ao início da primavera, época boa para o começo de campanhas militares.
Abril
Existem duas versões mais aceitas. Uma é que o mês vem de aperire, “abrir” em latim, o que lembraria a primavera e o desabrochar das flores. A outra versão vem de uma comemoração sagrada, aprilis, feita em nome de Vênus, deusa do amor.
Maio
Nome baseado em comemorações que honravam duas deusas romanas identificadas com a primavera e com o crescimento de plantas e flores, Maia e Flora. As celebrações ocorriam no primeiro dia desse mês.
Junho
Ms com divergências sobre a origem do nome. Uma versão aponta que seria uma homenagem a Juno, deusa romana protetora da família e dos partos. Outra teoria diz que deriva do nome de um clã romano chamado Junius.
Julho
No primeiro calendário romano, era chamado de quintilis, pois era o quinto mês do ano. Séculos depois, no ano 44 a.C., foi rebatizado em homenagem ao grande líder romano Júlio César (Julius Caesar, em latim), que fora assassinado.
Agosto
Como era o sexto mês do ano no velho calendário romano, recebia o nome de sextilis. Também foi rebatizado para homenagear outro grande líder, Augusto, que se tornou o primeiro imperador romano
Setembro à Dezembro
Para esses meses faltou inspiração... Setembro vem de septem, que significa “sete”; outubro, de octo (“oito”), e assim por diante. Ou seja, eles conservaram no nome a mesma posição que tinham no primeiro calendário romano.
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens
brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas.
Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
O tema indígena, é sempre presente em nossas vidas se fala dele, por diversos canais de comunicação, como em revistas, jornais ou por meio de nossa própria cultura. No entanto é importante ressaltar, que pouco se sabe sobre ele, seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças.
Estima-se que atualmente existam cerca de 300 mil índios em território brasileiro, número este que nos faz refletir quando pensamos nos quase 6 milhões que existiam em nosso país antes da chegada dos colonizadores portugueses.
O encontro de raças caracterizou-se por um grande massacre não só de vidas, mas de toda uma cultura: extingüiu-se línguas, mitos, costumes, conhecimentos, técnicas e artefatos. Sem dúvida um patrimônio cultural que jamais será recuperado. Na realidade podemos afirmar que desde a chegada dos portugueses no Brasil até os dias de hoje, tem havido uma luta constante contra o índio. Luta na qual só existe um ganhador. A vitória é daquele que se julga civilizado. Um outro fenômeno importante de se destacar é a assimilação de seus membros na sociedade brasileira, o que contribui sem dúvida no decrescimento da população indígena.
Esse foi o meu espanto diante da revolta dos alunos, infelizes com o resultado, discutindo com aqueles que gostaram da decisão do público...
Numa altura em que o Big Brother faz furor na televisão, talvez poucos saibam que o título do programa foi tirado do livro 1984,romance de George Orwell, em que cartazes exibindo uma fotografia do "Grande Irmão", ocupavam todas as ruas e casas de Londres, com a legenda "Big Brother is watching you" (O Grande Irmão observa você). Esse livro fez e ainda faz tanto sucesso, que podemos associar sua idéia a vários filmes de ficção, como LARANJA MECÂNICA, ADMIRÁVEL MUNDO NOVO e até V DE VINGANÇA-- muito conhecido entre os jovens.
O Objetivo, tanto e principalmente do livro, quanto dos filmes, é denunciar os governos autoritários, que transformam os cidadãos em reféns do sistema político, envolvendo-os numa cadeia de espionagem e invasão de privacidade(daí o fato de na casa do programa de TV, possuir tantas câmeras).
Interessou-se pelo livro???
Publicaremos neste espaço, um breve resumo do exemplar de George Orwell, para aguçar ainda mais a sua curiosidade...aguarde!!!
Em 1878, Harley Procter (dono de uma fábrica de velas e sabão) queria produzir um sabão novo, branco, cremoso e delicadamente perfumado, seu primo, o químico James Gamble, chegou à formula desejada. Esse novo sabão produzia uma rica espuma, mesmo em contato com a água fria, e tinha uma consistência homogênea e suave.
Algum tempo depois, um descuido na fábrica levou a fabricação de um novo tipo de sabão, o Sabão de mármore.
Com a invenção da luz elétrica, Harley Procter previu que a eletrecidade poderia acabar de uma vez com a seu lucrativo negócio de velas, e assim decidiu promover o seu sabonete.
Em 1879 foi invetado o Sabonete "Roger & Gallet" o primeiro sabonete redondo, envolto artesanalmente em papel drapeado.
Assim surgiu o produto mais usado no mundo, que hoje apresenta várias formas, tipos, tamanhos e cores.
Quer saber mais?NOVOS TEMPOS PARA AS MULHERES
Pode-se dizer que na Antiguidade, a mulher só fazia trabalhos domésticos, sem poder sair de casa por causa dos seus maridos, pois elas eram obedientes a eles como eram a seus pais.
Com a revolução industrial, os homens foram substituídos pelas máquinas e consequentemente, perderam seus empregos, foi assim que as mulheres começaram a trabalhar fora de casa, mesmo sabendo que receberiam menos e que permaneceriam nas fábricas por até 16 horas. Não tinham escolha, não podiam deixar sua família passando necessidade.
As mulheres atualmente, assumem funções que jamais pensaram ser possível, como jogadoras de futebol, advogadas, pintoras, padeiras etc.
Resumindo: no passado, elas não receberam o valor merecido, mas com o passar do tempo e de muita luta, elas foram conquistando seu espaço e em muitos casos até substituem o homem muito bem, em funções que eram tidas como tipicamente masculinas.
ALUNO DO 3º ENSINO MÉDIO, TURMA B:
DANILLO N. CAMPOS